
Game Jam: Com ser produtiva e não entrar em pânico na hora de codar?
Neste artigo, compartilho experiências profissionais e pessoais que adquiri ao longo do meu caminho, com o intuito de ajudar outras pessoas. Começo com algumas dicas que me ajudaram em uma Jam e que aplico no meu cotidiano de trabalho.
Camila Marques Belem
1/13/20222 min ler


Eai pessoal, faz um tempinho que tenho vontade de compartilhar com vocês algumas experiências profissionais e pessoais que pude adquirir durante meu caminho com intuito de ajudar outras pessoas de alguma forma. Então decidi começar por esse artigo, vou dar algumas dicas que me ajudaram em uma Jam que participei e que levo pro meu cotidiano de trabalho.
Dica 1
Separe links de códigos que você sabe que tem dificuldade de lembrar como se faz. Pode ser um projeto seu já desenvolvido ou projeto de referência. (Lembre - se, não copie e cole o código, digite as linhas para poder aprender como faz.)


Dica 2
Se estiver com dificuldade em programar um funcionamento, documente passo a passo sua lógica, para poder abstrair melhor da sua cabeça e depois programe.


Dica 3
Tente programar o mais simples possível, fuja de códigos complexos. O simples também é funcional e útil!. (Você terá mais tempo depois para refatorar seu código de outros jeitos)


Dica 4
Use palavras chaves na hora de pesquisar + engine que está utilizando.
De preferência em inglês, pois abrange mais.
Ex: "raycasthit2d unity get position".


Dica 5
Caso não esteja conseguindo, não tenha medo ou vergonha de pedir ajuda para outras pessoas.
Dica 6
DIVIRTA-SE E FAÇA NOVAS AMIZADES!
Talvez você possa estar falando "aaa mas não tem como se divertir em ambiente de trabalho, criar amizades, etc." olha eu digo que dá sim, quando se trabalha com algo que se sente bem e em um ambiente confortável, onde você acaba fazendo amizades, os momentos divertidos apareceram.
Bom por enquanto é isso. Quem quiser deixar dicas nos comentários que podem ajudar na hora de fazer um projeto do zero, participar de uma game jam, hackathon fiquem a vontade.